Aprenda a montar um coletor de água de chuva

0
2448
Passo a passo: aprenda a montar um coletor de água de chuva
Health - incommunseries

Em tempos de seca e falta de água nas torneiras das grandes cidades, mostramos aqui para vocês dez dicas para economizar água na sua casa, bem como o reaproveitamento da água da máquina de lavar. Agora o técnico agropecuário tem dedicado seus dias a percorrer escolas, associações e comunidades na Grande São Paulo para repassar um conhecimento simples e útil: como coletar água de chuva.

Engana-se quem pensa que é só colocar um balde no quintal de casa quando começar a chover. A pessoa até pode fazer isso, mas com a água ela vai acumular folhas, insetos e outros tipos de sujeira. Batizado de minicisterna, o equipamento criado pelo técnico Edison Urbano é feito de materiais simples e tem capacidade de acumular cerca de 200 litros de água. O custo para confeccioná-lo varia entre R$ 150 e R$300 e com ele é possível economizar até 50% da conta de água, segundo Urbano.

“Nós estamos repassando o conhecimento de todas as formas que a gente encontra, por meio da imprensa, de cursos em lugares públicos. A gente faz mutirões em praças, escolas etc., onde fazemos a montagem passo a passo da minicisterna, para ensinar às pessoas como fazer”, detalha. Confira o vídeo do Edison abaixo e logo mais fotos de exemplos de como fazer uma mini cisterna.

Modelos de cisterna residencial (coletar água de chuva):

coletor água de chuva
Modelos de coletor água de chuva