Dicas de economia de água para o condomínio e sua casa

0
3686
Veja 10 dicas para diminuir o consumo e evitar o desperdício nas áreas comuns e nos apartamentos
Health - incommunseries

A primavera chegou e o sol que já estava quente agora está praticamente fervendo. Com temperaturas altíssimas e o consumo exagerado de água, está levando várias cidades da região sudeste ao colapso. Sem contar que ainda não é verão, e grande maioria das cidades da região sudeste do Brasil enfrenta a falta d’água devido a grande estiagem que nos atinge já alguns anos.

Mais uma vez as companhias de água e esgoto e os governos de vários municípios pede a população para economizar água para evitar o temido racionamento. Alguns cidades já vive este drama como é o caso de Guarulhos na grande São Paulo que vive um rodízio (um dia com água, dois sem água), e quanto a água vem não é o suficiente.

Separamos abaixo algumas dicas simples para você e sua família economizar água na sua casa ou mesmo no prédio/condomínio onde você mora. São essas atitudes que levadas à sério pode evitar o racionamento e a falta de água, como por exemplos, varrer as calçadas e quintais ao invés de “varrer” com a mangueira de água.

Regar as plantas com a água do enxague da máquina a noite ou ao amanhecer evitando assim a evaporação rápida da água. Tampar a piscina evitando a evaporação da água e acabando com alegria das crianças etc.

Outra dica simples é! Além de economizar água, economize energia. Grande parte de nossa energia vem de hidrelétricas, sem água não há energia. Depois não adianta reclamar do valor salgado da conta de energia e que a culpa é somente de nossos governantes.

Confira as dicas!

Cubra a piscinaeconomia de água

A cobertura reduz a evaporação em até 90%, chegando a uma economia de 378,5 litros de água por mês.

E não deixe de tratar a água ao invés de trocá-la sempre. Caso não seja possível, talvez uma boa opção e levar a criançada para o clube, ou para um parque que tenha bastante verde.

 

Abandone a mangueiraeconomia de água

Regar as plantas com um regador ou mangueira com esguicho-revólver evita o desperdício.

Regue as plantas ao amanhecer ou a noite, assim evita a evaporação. A economia é de 96 litros. Opte por ter plantas resistente ao sol ao invés de plantas que necessite de regas constantes.

Utilize também a água de enxague da máquina para regá-las. A água não irá matar as plantas.

 

 

Lave o carro a secoeconomia de água

Se o prédio ou a sua casa tem espaço para lavar o carro, opte por usar um líquido em spray e panos descartáveis ou de microfibra.

É possível limpar o automóvel sem uma gota d’água. Economize!!

 

 

Cheque os vazamentoseconomia de água

Peça para o zelador/encanador ou síndico fazer inspeções periódicas para checar se há vazamentos de água no prédio ou em sua residência, verifique todas as torneiras.

As contas do condomínio e sua casa podem diminuir até 20%.

 

 

Troque os vasos sanitários

Se o seu prédio ou a casa é antiga, vale trocar os vasos das áreas comuns e unidades: os modelos com caixa acoplada reduzem o volume de 24 para 6 litros por descarga.

 

 

 

Apele para a vassoura

Usar a vassoura para varrer a calçada e o quintal e não a mangueira, gera uma economia de 279 litros a cada 15 minutos.

Se tem algum animal de estimação e precisa lavar o quintal, reaproveite a água da máquina de lavar que já contem sabão, e economize.

 

 

Individualize a água

Faça uma cotação para ver quanto fica a instalação de hidrômetros individuais: sai caro por unidade, mas a longo prazo funciona (cada morador paga o que consome e isso estimula a economia).

Caso more em residência e o hidrômetro seja antigo, verifique junto a companhia de água e esgoto a troca do mesmo por um modelo novo.

 

 

 

Colete água da chuva

Se houver espaço, pense na construção de reservatórios para armazenar a água das chuvas. Ela pode ser reaproveitada na limpeza das áreas comuns e nos jardins.

Mas lembre-se sempre de deixar apenas o buraco para entrada da água, após a coleta, tampe o reservatório para evitar que o mosquito da dengue deposite ovos do mosquito.

Você quer economizar e ter água e não ficar doente.

 

 

Faça campanhas contra desperdícios

Incentive os moradores a economizar água através de cartazes nas áreas comuns e comunicados internos dando dicas para evitar o desperdício nos apartamentos.

E em casa, cole cartaz no banheiro incentivando os moradores a não demorar no banho e até mesmo fechar a torneira ao escovar os dentes. Evite o desperdício.

 

 

Avalie a construção de um poço artesiano

Faça uma cotação para ver se a perfuração de um poço artesiano vale a pena.

O custo é alto, mas o condomínio passa a ter sua própria fonte de água, garantindo abastecimento durante períodos de racionamento.

Mas lembre-se! Não é porque sua água vem de um poço que você pode desperdiçar e esbanjar. Uma hora a água que vem do lençol freático pode acabar também.

Lembre-se sempre! Economize e evite o desperdício ao máximo, ok?

via G1